A preocupação faz parte da nossa vida. A grande questão é se ela é IMPRODUTIVA ou PRODUTIVA.

Preocupação produtiva é aquela que leva a uma ação concreta, específica, plausível e com razoável chance de acontecer. Improdutiva é simplesmente a preocupação com alguma coisa possível, que pode acontecer, mas extremamente improvável.

Vamos imaginar que você esteja começando uma viagem de 1,200 km. Você pode começar a viagem com preocupações produtivas como: “Será que tenho gasolina suficiente? Verifiquei o óleo? Conheço o caminho? Terei tempo suficiente para chegar lá?”. Todas essas são preocupações uteis, pois são prudentes: elas são focadas em eventos ou problemas que têm probabilidade razoável de ser relevante para a viagem, podem causar dificuldades se não forem examinadas e , o mais importante, conduzem a solução de problema. Em contraste, suponha que o seu fluxo de pensamento siga a seguinte direção: “E se eu tiver um ataque cardíaco enquanto estiver dirigindo? E se os pneus explodirem na estrada? E seu eu for sequestrado?” Todas essas preocupações descrevem algo possível, mas extremamente improvável, estão enunciadas em termos catastróficos e referem-se a coisas sobre as quais você tem muito pouco controle.

Quer saber se sua preocupação é improdutiva ou produtiva? Responda as perguntas a seguir que irão lhe ajudar a descobrir.

  • Isso tem probabilidade muito pequena de acontecer?
  • Que previsão estou fazendo?.
  • Que problema precisa ser resolvido?
  • Que ações específicas posso pôr em prática?
  • Essas ações parecem razoáveis?
  • Estou me preocupando com coisas as quais tenho pouco ou nenhum controle?
  • Esta é uma preocupação produtiva ou improdutiva?

Autor: admin

Deixe uma resposta

Fale conosco
Precisa de ajuda?
Olá,
Tem alguma dúvida sobre Preocupações Produtivas e Improdutivas