Preocupações Produtivas e Improdutivas
- 3 de junho de 2015
- Publicado por: admin
- Categoria: Ansiedade ,

A preocupação faz parte da nossa vida. A grande questão é se ela é IMPRODUTIVA ou PRODUTIVA.
Preocupação produtiva é aquela que leva a uma ação concreta, específica, plausível e com razoável chance de acontecer. Improdutiva é simplesmente a preocupação com alguma coisa possível, que pode acontecer, mas extremamente improvável.
Vamos imaginar que você esteja começando uma viagem de 1,200 km. Você pode começar a viagem com preocupações produtivas como: “Será que tenho gasolina suficiente? Verifiquei o óleo? Conheço o caminho? Terei tempo suficiente para chegar lá?”. Todas essas são preocupações uteis, pois são prudentes: elas são focadas em eventos ou problemas que têm probabilidade razoável de ser relevante para a viagem, podem causar dificuldades se não forem examinadas e , o mais importante, conduzem a solução de problema. Em contraste, suponha que o seu fluxo de pensamento siga a seguinte direção: “E se eu tiver um ataque cardíaco enquanto estiver dirigindo? E se os pneus explodirem na estrada? E seu eu for sequestrado?” Todas essas preocupações descrevem algo possível, mas extremamente improvável, estão enunciadas em termos catastróficos e referem-se a coisas sobre as quais você tem muito pouco controle.
Quer saber se sua preocupação é improdutiva ou produtiva? Responda as perguntas a seguir que irão lhe ajudar a descobrir.
- Isso tem probabilidade muito pequena de acontecer?
- Que previsão estou fazendo?.
- Que problema precisa ser resolvido?
- Que ações específicas posso pôr em prática?
- Essas ações parecem razoáveis?
- Estou me preocupando com coisas as quais tenho pouco ou nenhum controle?
- Esta é uma preocupação produtiva ou improdutiva?